5 ações para abordar a Saúde e a Segurança do Trabalho na sua empresa
Em 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina na cidadezinha de Farmington, nos Estados Unidos ocasionou a morte de 78 trabalhadores. Por conta desse incidente que marcou o universo da Saúde e Segurança do Trabalho mundialmente, em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data como dia oficial da Segurança do Trabalho.
Mais especificamente no Brasil, a Lei Nº 11.121/2005 instituiu o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Podemos dizer que uma cultura que se preocupa com a segurança e a saúde ocupacional é aquela na qual dá o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável e respeitado em todos os níveis, tanto para empregadores, para trabalhadores ou para o governo como um todo.
É claro que para manter um ambiente de trabalho com segurança ocupacional em dia, é preciso participar ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades bem definidos onde a maior responsabilidade seja a prevenção de acidentes. As empresas podem contribuir com pequenas, porém valiosas ações para relembrar seus empregadores e funcionários sobre a importância de abordar a Saúde e a Segurança do Trabalho na empresa.
A seguir, separamos para você 5 ações para abordar a Saúde e a Segurança do Trabalho na sua empresa de maneira a trazer a atenção para o tema durante essa semana:
- Programe uma SIPAT nada mais é do que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Essa é uma determinada semana do ano em que as empresas desenvolvem atividades temáticas relacionadas à prevenção de doenças e acidentes do trabalho. Costuma ser uma atividade obrigatória e faz parte do hall de responsabilidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA.
- Invista em prevenção de acidentes
Mais do que apenas uma semana para chamar atenção com relação à temática de Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, esse é o momento em que os gestores e técnicos em SST podem começar a colocar a “mão na massa” e, de fato, iniciar a desenvolver uma cultura de segurança preventiva no ambiente de trabalho. É só quando se investe em prevenção que cada setor e cada colaborador pode ter mais atenção e dar mais cuidado contra acidentes de trabalho e doenças nas atividades que são desenvolvidas no ambiente laboral. Por isso, é muito importando conversar e conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes, especialmente no dia a dia de trabalho.
- Conte com um manual de segurança
Escrito é sempre melhor do que falado. Em empresas, é comum que haja a rotatividade de funcionários. Para aproveitar a data, você pode elaborar um manual de Segurança do Trabalho contendo as regras e procedimentos previstos pela política de SST da empresa conforme os moldes de um manual de boas práticas. A seguir, é recomendado divulgar o material com todos os colaboradores, especialmente através de capacitações e treinamentos para os diferentes setores da empresa. Nesse sentido, você inclusive pode ter o apoio da equipe de medicina do trabalho, que pode trazer conselhos e guias para acrescentar no manual de forma a torná-lo ainda mais rico.
- Incentive sua equipe de SST a fazer treinamentos
Tanto palestras quanto treinamentos devem fazer parte das rotinas do seu pessoal de Saúde e Segurança do Trabalho. Você pode utilizar a prerrogativa do Abril Verde, por exemplo, para promover apresentações, lives, encontros online e outras formas de comunicação sobre SST entre os seus funcionários. O principal objetivo é aumentar os conhecimentos sobre o tema e fazer a informação sobre segurança do trabalho circular entre os seus colaboradores para que, assim, se possa ampliar a consciência sobre a importância do tema. Além disso, essa é uma ótima maneira de reforçar a cultura de saúde e segurança do trabalho que deve estar sempre norteando as decisões da empresa.
- Aposte na tecnologia
Antigamente, tinha-se uma noção de que falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho para os colaboradores provavelmente iria deixá-los pouco entretidos, e não seria de nenhuma valia. Hoje em dia, no entanto, com a tecnologia de difusão do conhecimento e técnicas como a gamificação, é possível prender a atenção dos trabalhadores mesmo quando se tratar de um assunto tão técnico e específico quanto a Saúde e Segurança no Trabalho.
De qualquer maneira, falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho e investir em capacitação para os seus trabalhadores não precisa necessariamente ser algo maçante. Graças a existência de treinamentos assíncronos e em vídeo, é possível fazer com que os seus colaboradores se atentem ao tema da Cultura em Segurança do Trabalho sem mesmo que se apercebam.