Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são um dos maiores problemas presentes dentro das empresas. No Brasil, são 700 mil acidentes por ano, por isso, cada vez mais torna-se importante falar sobre esse assunto. Neste artigo, queremos passar 3 dicas que são fundamentais ter conhecimento a respeito de segurança do trabalho, já que trata-se de uma questão que envolve muitas pessoas e mais do que isso, envolve a saúde e a vida.
Compreendendo a ciência
A segurança do trabalho trata-se de uma ciência que faz o estudo de acontecimentos de acidentes de trabalho, para que possa de forma efetiva realizar a prevenção e proteger a saúde e a integridade dos trabalhadores.
Para que essa atividade possa ser desenvolvida, o envolvimento de diversas áreas precisa acontecer, tais como:
- medicina;
- enfermagem;
- engenharia;
- epidemiologia;
- estatística.
São desenvolvidas várias tecnologias essenciais para o ambiente de trabalho, de modo que fique cada vez mais seguro e proporcione os resultados tão buscados.
Nesse sentido, o equipamento de proteção individual é uma ótima opção, isso porque são de fato pensados para proteger os funcionários dos mais diferentes tipos de riscos que podem acontecer caso o uso não ocorra.
Outras técnicas que auxiliam na questão de segurança para o ambiente de trabalho, são as placas de sinalização. Isso porque, ambientes molhados precisam de indicação, assim como extintores de incêndio, por exemplo, para que sejam encontrados facilmente em casos de acidentes, entre outros.
As dicas
A primeira dica é tomar nota sobre a CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela é formada uma parte por um grupo de representantes que são indicados pela diretoria das empresas e a outra a partir da escolha dos funcionários.
A função principal é manter a segurança no ambiente de trabalho, estabelecer regras para a empresa, entre outros. Além disso, a CIPA promove o apoio necessário aos funcionários. Por isso, se informar a respeito do grupo é fundamental.
A segunda dica é que os funcionários façam uso somente das máquinas que passaram pelas revisões ideias para utilização. Por isso é preciso atenção em relação à manutenção.
Imagine só uma empresa que conta com uma máquina de corte a laser, por exemplo, mas não faz a preparação dos funcionários para utilizá-la. Ou então, não realiza as revisões de rotina e a máquina começa a ter problemas que podem comprometer a saúde de quem a opera.
Os problemas que podem surgir são diversos, e com isso, os acidentes também estão mais propensos a acontecer, de modo que os funcionários acabam ficando ainda mais sujeitos a riscos.
Já a terceira e última dica, mas lembrando, não menos importante, é a atenção. Quanto mais foco no que estiver realizando, menores os riscos de acidentes. Com cada vez mais distrações presentes nos ambientes de trabalho, determinar regras é fundamental.
Uma dica boa é procurar conhecer todos os fatores que podem ocasionar algum tipo de distração, as quais podem envolver riscos à saúde.