Em 2021, na área de Saúde e Segurança do Trabalho aconteceram diversas mudanças que exigem dos profissionais uma preparação. E, é natural que exista dúvidas sobre quais são os benefícios e como irá funcionar, principalmente, o eSocial na empresa.
Entre os principais impactos esperados é que a unificação de Informações ao eSocial vai trazer menos burocracia, diminuição do preenchimento de “papelada” (a médio e longo prazo) e permitirá maior integração da SST e demais áreas de gestão de recursos humanos da empresa.
A seguir, destacamos os principais benefícios que serão alcançados pela sua empresa com a implantação dos eventos de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) do eSocial.
eSocial irá integrar SST e demais áreas da empresa
A sinergia empresarial é quando uma determinada tarefa é desenvolvida através da colaboração de várias equipes que trabalham em conjunto para atingir um objetivo comum.
Este conceito é fundamental para que a saúde e segurança do trabalho aconteça de forma prática e eficaz dentro de uma empresa.
E, é exatamente isso que o eSocial pode trazer para sua instituição através da unificação de informações, organização das informações e integração da SST com as demais áreas da empresa, principalmente, contabilidade e recursos humanos.
Promover uma cultura de comunicação
A comunicação entre as áreas como Recursos Humanos (RH), Contabilidade e outros deverá ocorrer de forma mais integrada facilitando o trabalho dos profissionais.
O responsável pelo sistema de produção também deve ser incluído no processo de comunicação da empresa. É um profissional que facilita a manutenção da saúde e segurança do trabalho através do mapeamento das condições adversas no ambiente de trabalho.
A participação do gestor da empresa na equipe responsável pela implantação do eSocial, por exemplo, em caso de acidentes de trabalho e com os procedimentos definidos possibilita o envio de dados ao eSocial com qualidade e em tempo hábil.
Para que isso funcione será necessário promover uma cultura de comunicação que integre informações, procedimentos e os responsáveis pela coleta, tratamento, processamento e monitoramento das informações enviadas nos eventos da SST obrigatórios do eSocial.
Diminuir o Retrabalho
Um dos maiores benefícios do eSocial é a diminuição do retrabalho, informações referentes a vínculos, FGTS, folha de pagamento, aviso prévio, comunicações de acidente de trabalho – CAT, escriturações fiscais e contribuições previdenciárias serão realizadas em um mesmo sistema beneficiando as empresas com a redução da burocracia.
Dados que dizem respeito a demissão, mudança de função, mudança de setor e outras do gênero devem ser lançados no sistema em tempo real.
A informação da CAT, por exemplo, deve ser iniciada antes do atendimento médico e concluída em até o dia útil seguinte ao acidente, cancelando a necessidade do comunicado através do site da Previdência Social.
Simplificar e unificar informações legais
Entidades do governo federal terão acesso a informações trabalhistas que ficarão centralizadas no sistema digital do Ambiente Nacional do e-Social.
Os dados vão ficar disponíveis para os seguintes órgãos: Caixa Econômica Federal, Ministério da Previdência Social (MPS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Evita-se, desta forma, a perda de tempo com preenchimento de formulários cujas informações, muitas vezes, acabam sendo repetitivas.
Além disso, o eSocial traz o benefício de proporcionar reflexos na redução de custos, rentabilidade e produtividade para sua empresa.
ESocial trará benefícios para os trabalhadores
É extremamente comum casos de colaboradores que sofreram algum tipo de acidente de trabalho e precisaram recorrer aos auxílios que possuem por direito, porém acabaram não conseguindo por ficarem enrolados em burocracia, por falta de documentos, erros nas informações ou algo do tipo.
Com a chegada do sistema eSocial, todas as informações previdenciárias e trabalhistas referentes aos trabalhadores estarão centralizadas em um único lugar, facilitando a consulta das instituições governamentais que irão precisar destes dados para o processamento de direitos previdenciários.
Regularizar as Informações dos Trabalhadores
Regularize as situações que não estão em conformidade com a legislação trabalhista o quanto antes. Comece com uma revisão e correção do banco de dados dos funcionários da sua empresa e tenha um sistema eletrônico adaptado para interagir com eSocial.
O uso de tecnologias para a área de Medicina e Segurança do Trabalho torna o processo de adequação ao eSocial muito mais prático e eficiente reduzindo o risco de envio de informações divergentes ao governo, as quais podem gerar multas e autuações.
Vale também investir em treinamento e capacitação para toda a empresa para facilitar não só a adaptação operacional do sistema, mas para uma maior conscientização sobre saúde e segurança do trabalho das empresas. Com o eSocial, há uma necessidade urgente de desenvolver uma cultura de segurança do trabalho tão necessária no nosso país.