Técnico de segurança do trabalho – 8 atitudes para se destacar
O técnico de segurança do trabalho é um profissional que deve estar sempre em busca de especializações e de focar sempre nos estudos com muita dedicação. Mas mesmo para os recém-formados, algumas condutas que vão além dos estudos podem contribuir para desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível.
Confira algumas atitudes que fazem o técnico dessa área ser muito bom!
Atue com o olhar para o futuro
Para evitar acidentes de trabalho, o ponto mais importante é a prevenção. Em segurança do trabalho, um pequeno erro pode gerar uma grande tragédia!
Muitas vezes não dá para reparar o erro, uma vez que o estrago causado é irrevogável. Quando identificado um fator de risco, todas as providências devem ser tomadas a tempo, como forma de preservar a integridade física dos funcionários sem comprometer a produtividade da empresa.
Atue pelo grupo, não individualmente
A segurança no trabalho deve ser uma conduta coletiva. No entanto, na eminência de um acidente, é o técnico de segurança do trabalho quem responde e se torna responsável pelo erro.
Por isso, o técnico deve ser muito cuidadoso e reconhecer minuciosamente onde estão os perigos no ambiente de trabalho. Embora seja dotado de conhecimentos específicos, esse profissional tem o dever de dar o melhor dentro da estrutura proporcionada pelo empreendedor.
Algumas medidas nem tão onerosas podem ser feitas a partir de mudanças de hábitos e de condutas, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual. Para isso, é preciso ter conhecimento geral do funcionamento da empresa, de todos os espaços e dos objetivos da corporação.
Fique sempre alerta
Não fique disperso durante as visitas! É muito importante estar atento a todo o processo produtivo e estar focado durante o expediente. A presença física no setor de produção é imprescindível para uma boa cobertura de todo o ambiente e para a fiscalização das ações dos funcionários.
Seja organizado com o seu tempo
Se a equipe de segurança for reduzida, provavelmente recairá sobre você a organização de documentos e de programas de prevenção. Tenha um tempo disponível só para isso, para que não se sobreponham programas de fiscalização com a inspeção física.
Seja próximo dos funcionários
Os funcionários são os seus maiores aliados! São eles que darão pistas e indicações daquilo que oferecem risco real de acidente ou de traumas.
Ser profissional de segurança do trabalho não significa que precise ser duro ou autoritário com os empregados. Faça com que eles sejam uma extensão da sua equipe, atuando junto com você.
Nesse caso, uma conversa amigável pode tirar muito mais informações do que uma bronca. Além do mais, você provavelmente não quer ficar criando inimizades no trabalho.
Respeite as diferenças pessoais e entenda as dificuldades de cada um. Mapear quais são os obstáculos para a segurança é também avaliar de perto o comportamento e a conduta de todos os funcionários.
Tenha domínio do português e da informática
O fiscal do trabalho precisará elaborar muito material, seja em relatórios, em listas ou em documentos. Para isso, esteja afiado com a escrita e, caso tenha dificuldade, invista em um curso específico para melhorar o seu texto.
Ser claro e objetivo pode te ajudar muito mais do que você imagina! A mesma coisa funciona com a tecnologia.
Atualmente, há inúmeros programas e inúmeros aplicativos que podem auxiliar o trabalho de um técnico de segurança do trabalho. Informe-se, vá atrás de blogs e de websites sobre o assunto e, se possível, participe de fóruns de discussão.
Como fazer a CIPA funcionar?
Um técnico de segurança do trabalho tem o dever de fazer a CIPA repercutir em um resultado positivo. Identifique os líderes da empresa e saiba quais são as principais questões a serem debatidas, a fim de que sejam resolvidas em conjunto. Ela deve desempenhar uma real função de prevenção e sua estruturação é importante para todos!
Corra atrás e se mantenha informado
Esteja sempre ligado às novidades, procurando por programas de especialização e atualizações da empresa. Seminários, palestras e SIPAT’s são formas mais intensas, mas nem por isso menos proveitosas de adquirir conhecimento.
A persistência e a disciplina servem para complementar a carreira de qualquer trabalhador e que, em segurança do trabalho, deve ser somada à responsabilidade e à atualização.