Entenda o que a empresa ganha investindo em segurança do trabalho
Se você quer saber o que a empresa ganha investindo em segurança do trabalho, veio ao lugar certo. Muitas são as vantagens para empregadores que decidem priorizar a integridade e a saúde dos funcionários, começando pela conformidade com a legislação. Isso diminui as chances de penalização através de multas e passivos trabalhistas.
Mas a SST também provoca impactos positivos no ambiente laboral, clima organizacional e produtividade. Neste texto, eu aponto os motivos para adotar a cultura prevencionista hoje mesmo, promovendo a valorização do capital humano.
O que a empresa ganha investindo em segurança do trabalho?
A segurança do trabalho se dedica à prevenção de acidentes ocupacionais e construção de ambientes laborais mais saudáveis.
Essas ações são essenciais para conservar a integridade e o bem-estar dos funcionários, evitando consequências em maior ou menor escala.
Embora possa parecer uma realidade distante, o Brasil ainda registra altas quantidades de óbitos no trabalho, conforme apontam dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A taxa de mortalidade alcança seis em cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, o que coloca o país em segundo lugar no ranking de mortalidade do trabalho entre as nações do G-20 e das Américas.
O quadro alarmante também envolve os acidentes graves, que saltaram de 94.353 para 132.623 – um aumento de 40% entre 2019 e 2020.
Além de perdas irreparáveis relativas à vida, capacidade laboral e saúde, acidentes e doenças ocupacionais custam caro para empresas, governo e toda a sociedade.
Para se ter uma ideia, entre 2012 e 2020, quando foram registrados 5,6 milhões de ocorrências no Brasil, houve despesas acidentárias da ordem de R$ 100 bilhões, refletindo a perda de 430 milhões de dias de trabalho por afastamento.
A estimativa das autoridades é que acidentes e doenças ocupacionais causem a perda de 4% do Produto Interno Bruto global todos os anos.
Quais são os benefícios de investir em segurança do trabalho?
- Reduz acidentes e doenças ocupacionais
O cenário de doenças e acidentes que comentei no tópico anterior é extremamente prejudicial aos empregados e à empresa. Principalmente por gerar uma sensação de insegurança entre toda a equipe, deixando a impressão de que os gestores não se importam com a integridade e saúde dos colaboradores.
Quando o empregador tem uma postura em prol da SST, as ocorrências são eliminadas ou reduzidas, deixando marcas de valorização das pessoas.
- Eleva a produtividade
Ao se sentirem valorizados, os funcionários certamente terão maior motivação no trabalho – e, por consequência, mais produtividade.
Outro fator que contribui no rendimento do time é a queda nos dias de afastamento devido a doenças e acidentes ocupacionais.
- Diminui gastos
Cada ocorrência relacionada ao trabalho gera uma série de custos para as empresas. Falamos mais acima sobre os benefícios previdenciários que precisam ser pagos. E ainda tem os gastos com multas trabalhistas, contratação e treinamento de novos empregados para substituir a vítima enquanto se recupera.
- Melhora o clima organizacional
Ambientes com muitas intercorrências e afastamentos podem sobrecarregar os colaboradores, que precisam assumir a responsabilidade dos colegas afastados. Além de temer por sua própria saúde e integridade, tornando o clima pesado durante a jornada de trabalho.
Por reverter esse quadro, os investimentos em SST favorecem um clima organizacional positivo.
- Colabora para a retenção de talentos
Conquistar e manter os profissionais de alta performance na empresa é um desafio e tanto para as equipes de Recursos Humanos.
Para que tenham sucesso, é necessário começar oferecendo o básico, ou seja, um trabalho digno e seguro. Caso contrário, nem mesmo o melhor pacote de benefícios será capaz de reter talentos no médio e longo prazo.
Investindo em segurança do trabalho com eficiência
Agora que você conhece os ganhos de apostar na SST, confira dicas para fazer uma gestão estratégica nessa área.
Promova o engajamento da equipe
Implementar um sistema de gestão de segurança do trabalho requer o envolvimento de todos, especialmente das lideranças.
Porque a decisão de construir ambientes seguros e salubres deve partir dos gestores, a fim de facilitar sua adoção em cada nível hierárquico da empresa.
Reuniões, treinamentos e palestras podem ser utilizados para esse fim, conseguindo o apoio de pessoas chave para disseminar uma cultura prevencionista.
Mapeie as fontes de risco
Em seguida, é preciso tomar ciência dos riscos ocupacionais presentes e elaborar um mapa para alertar os colaboradores. Afinal, não dá para gerir o que não se conhece.
No mapeamento dos riscos, vale utilizar classificações simples, relacionando os tipos de patógenos a cores, como demonstro abaixo:
- Verde: risco físico
- Vermelho: risco químico
- Marrom: risco biológico
- Amarelo: risco ergonômico
- Azul: risco de acidentes ou mecânico.
O uso de cores facilita a identificação pelo público de interesse.
Avalie as exposições ocupacionais
A caracterização e avaliação da exposição ocupacional devem ser feitas por especialistas em SST, como engenheiros e técnicos de segurança.
Partindo desses dados, os profissionais planejam iniciativas de proteção aos colaboradores, com o objetivo de eliminar ou diminuir efeitos nocivos do contato com riscos ocupacionais.
Implemente medidas de proteção aos trabalhadores
Depois, é hora de colocar as ações planejadas em prática, seguindo a ordem de prioridade para as medidas de SST:
- Eliminação da fonte de risco
- Soluções de engenharia
- Medidas de organização do trabalho, como mudanças na jornada
- Ações de proteção coletiva
- Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Iniciativas complementares consistem no monitoramento da saúde dos funcionários, através de ferramentas como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Quer investir na sua empresa e nos seus talentos? Entre em contato e vamos conversar!