A promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida é um conceito que vem conquistando espaço cada vez maior entre as preocupações das pessoas. A importância do tema ganhou projeção internacional a ponto de, a partir de 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definir o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.
A cada ano, esse órgão internacional escolhe um tema central para que governantes, instituições e cidadãos aproveitem a data para refletir e atuar em cima de aspectos da saúde que têm impacto sobre a sociedade. Neste ano, o foco será o combate à resistência antimicrobiana. Esse risco ocorre quando microorganismos – como bactérias, vírus, fungos e parasitas – se tornam resistentes à maior parte dos remédios utilizados nos tratamentos e passam a ser denominados de “superbactérias”.
A resistência é provocada pelo uso abusivo de antimicrobianos nas últimas décadas, comportamento muitas vezes agravado pela automedicação. Uma forma de atenuar essa situação, portanto, é se medicar somente com orientação de um profissional.
Além de servir para lançar um alerta em escala mundial a respeito de problemas que afetam a saúde pública, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para difundir as informações e recomendações que levem as pessoas a uma vida mais saudável e equilibrada. Para tanto, é fundamental entender que o conceito de saúde é muito mais abrangente do que a ausência de doenças. Ser saudável pressupõe um equilíbrio entre as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual.
Também é importante reforçar neste Dia Mundial da Saúde a máxima de que, por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz. Realizar regularmente check-ups – de acordo com o perfil e faixa etária de cada um -, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. Da mesma forma, banir o cigarro, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e reservar um tempo para o lazer com familiares e amigos fortalecem o corpo e a mente.
Neste 7 de abril procure refletir sobre a sua qualidade de vida. Indague-se se seus hábitos são de fato saudáveis e faça uma clara opção pela vida. O Dia Mundial da Saúde é uma data para reflexões, alertas e, principalmente, para que cada um se conscientize sobre a importância de manter hábitos saudáveis.