Entender os conceitos de periculosidade e insalubridade é muito importante para quem é da área de Segurança do Trabalho. As ações de Segurança do Trabalho são essenciais para evitar acidentes em todas as atividades profissionais.
Mesmo as pessoas que trabalham em escritórios ou realizam atividades que não têm produtos inflamáveis ou grandes riscos, precisam estar atentos aos riscos laborais. É por isso que existem as Normas Regulamentadoras, ou NRs, que versam sobre todas as atividades e operações. Obviamente, existem aquelas que são mais perigosas, em que o risco para a saúde e segurança do trabalhador é maior.
Nesses casos, a atuação do Técnico em Segurança do Trabalho pode ser um pouco maior. Entre essas situações, estão as atividades em que existe elevado grau de periculosidade e insalubridade, dois grandes problemas. Mas você sabe diferenciar esses dois conceitos? Vamos entender agora a diferença entre eles, para que você, trabalhador ou Técnico em Segurança do Trabalho esteja atento aos riscos.
Mas qual a diferença entre Periculosidade e Insalubridade?
Se você está começando agora a estudar para ser um Técnico em Segurança do Trabalho, fique tranquilo porque você sempre poderá consultar todas as NR’s e rever conceitos sempre que necessário.
Mas saber a diferença entre esses dois termos é muito importante para a sua prática profissional, até porque, é você quem vai avaliar as condições laborais que os trabalhadores vão enfrentar e preparar todas as ações de prevenção que irão preservar a saúde e integridade física dos funcionários, além dos detalhes das legislações, que irão deixar a empresa para qual você presta serviço livre de processos judiciais. Vamos para os significados então!
- Periculosidade – A periculosidade se refere ao nível de risco que o trabalhador está exposto naquele momento, ou seja, riscos iminentes, que podem causar acidentes ou até mesmo levar a óbito.
- Insalubridade – Já a insalubridade refere-se a grau de risco em que o profissional está exposto no momento, mas que apresenta seus efeitos e consequências a médio e longo prazo.
Ainda não entendeu? Vamos para um exemplo! Quem trabalha com produtos inflamáveis está exposto a um grau de periculosidade, pois o risco de explosão é alto, pode acontecer a qualquer momento. Mas o funcionário que trabalha em indústrias, por exemplo, onde há exposição constante à ruídos ou mofo, amianto, pode perder a audição gradativamente ou desenvolver um problema de saúde devido ao contato frequente com essas substâncias.
Esses conceitos são parecidos, andam juntos na maioria das vezes, mas são diferentes. Se você ainda estiver com dúvidas, pode dar uma olhada na NR-16 e NR-15 que regulamenta as atividades em que há alto risco de periculosidade e insalubridade respectivamente, falando inclusive sobre os adicionais e compensações que esse trabalho garante!